terça-feira, 5 de junho de 2012


          Iniciou sua carreira em 1990 aos 11 anos de idade, já no Teatro Profissional. Desde 1999 radicado em São Paulo. Em seu currículo constam mais de 40 espetáculos. Atuou sob a direção de Antônio Abujamra, integrando o Centro de Aperfeiçoamento Teatral promovido pela Funarte. Participou como convidado no elenco do Grupo Casa Laboratório de Cacá Carvalho, sendo dirigido pelo polonês Piotr Borowski. Na EAD-USP participou como convidado em montagens dirigidas por Sérgio Ferrara e Marco Antônio Rodrigues. Trabalhou ainda com Antonio Guedes, Tiche Vianna, Luciana Lyra, Márcio Araújo, Carlos Carvalho, José Pimentel, Roberto Costa e há 19 anos é integrante do Grupo XPTO, uma das companhias mais premiadas do Teatro Paulistano, sob a direção de Osvaldo Gabrieli. 

          Em TV trabalhou sob a direção de Luiz Fernando Carvalho na Microssérie "A Pedra do Reino", uma adaptação da obra de Ariano Suassuna exibida na Tv Globo e em festivais internacionais. Estreou no Cinema, no elenco principal de "Última Parada 174", de Bruno Barreto. Está no elenco de  "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Vinicius Coimbra, premiado como melhor filme no festival do Rio de 2011. Também protagonizou o telefilme "A Musa Impassível" com direção de Marcela Lordy que foi premiado no Festival de Cuiabá como melhor média-metragem e exibido na Tv Cultura e em canais por assinatura. Além de ter feito uma participação em Carandiru, o filme, de Hector Babenco.  Está no elenco principal do longa Cor-de-Rosa, Los Estados Unidos del Fuego, uma produção Brasil/Argentina, dirigida por Octavio Tavares e Francisca Oyaneder e que será finalizado ainda em 2019. No final de 2018 protagonizou o telefilme A Presepada, com direção de Rodrigo César e produção da Globo Filmes para a Globo Nordeste. Fez uma participação na segunda temporada da série Carcereiros, que será exibida em 2019 na TV Globo.


       Dentro de sua formação profissional constam cursos e workshops com: Grupo Galpão, Gerald Thomas, Tim Rescala, Fernanda Montenegro, Denise Stoklos, Clowns de Shakespeare, Paulo Goulart Filho, Cristiane Paoli Quito, Fernando Bonassi, Ilo Krugli, Dagoberto Feliz, Regina Machado, Tiche Vianna, Christina Trevisan, Ricardo Scheir, José Rubens Siqueira, José Geraldo Rocha, Miriam Druwe, Cristiane Paoli Quito, Hugo Possolo, Renata Mello, Antônio Guedes, Regina Galdino, Luís Damasceno, além de experiência com manifestações populares nordestinas, balé, jazz, danças folclóricas brasileiras e Circo (Tecido, Malabares e Solo) 



Entre os últimos espetáculos que fez, destacam-se:

NA SOLIDÃO DOS CAMPOS DE ALGODÃO (2013, 2014), Bernard-Marie Koltès (Direção: Antonio Guedes )
Prêmio de Melhor Ator no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife - PE.

DAQUILO QUE MOVE O MUNDO, UMA FÁBULA CONTEMPORÂNEA, 2013 (Direção Tiche Vianna)

LORCA, ALELUIA ERÓTICA - 2014 (Direção: Osvaldo Gabrieli) Festival Unima - CUBA
Premio VILLANUEVA A LOS MEJORES ESPECTACULOS DEL AÑO 2014” UNEAC - CUBA

OS POSSESSOS -2008 (Direção: Antônio Abujamra) 

RITUAL ÍNTIMO - 2008 (Direção: Marcelo Braga e Marcelo Denny) Porto alegre em Cena - RS 

PULANDO MUROS - 2005/ 2006 (Grupo XPTO) 

A TEMPESTADE - 2002 (Direção: Osvaldo Gabrieli) 

LA CHUNGA - 2002 (Direção: Marco Antônio Rodrigues) 
I Prêmio Leão da Cultura Inglesa, indo à Londres, onde teve contato com o Professional Actor’s Centre, Royal Court Theatre and The Reduced Company

VEREDA SALVAÇÃO - 2001 (Direção: Sérgio Ferrara) ator convidado na EAD - USP 
Prêmio Nascente de melhor interpretação de Grupo 

O PEQUENINO GRÃO DE AREIA - 2006/2007(Direção: Luciana Lyra) 

COQUETEL CLOWN - 2005 (Grupo XPTO) Carnival Festival – HONG KONG 

OS DIREITOS DA CRIANÇA - 2004 (Direção: Osvaldo Gabrieli) 

UTOPIA- TERRA DE DRAGÕES - 2002/2003/2004 (Grupo XPTO) Prêmio APCA e PANAMCO 



* Nos últimos anos, participou do Projeto teatral e educacional “Na Ponta Língua em Cena”, do XPTO em parceria com o SESI, realizando apresentações nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraiba. Também participou do SESI Bonecos do Mundo, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a peça “O Teatrinho de Dom Cristovão” de Federico Garcia Lorca, com o Grupo XPTO. Ainda participou de todas as edições do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos) realizadas, desde 2009, nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Florianópolis, Campo Grande, Recife e Curitiba, atuando nas performances apresentadas pelo Grupo XPTO. Participou ainda do projeto teatral "Arte no Canteiro" nos estados de Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraiba e Minas Gerais.





TRECHOS DE CRÍTICAS 

Vencedor do Prêmio de Melhor Ator no Janeiro de Grandes Espetáculos por Na Solidão dos Campos de Algodão. 2014

(A PRESEPADA) ..."No elenco, se destacando: - Tay Lopez (A MUSA IMPASSÍVEL de 2011) é o Hiltinho. Amante da arte de roubar e rouba os corações das mulheres por ser amante, nosso “herói” foge para uma cidade pequena para não acabar na prisão e olha só, encontra Deus no coração e acaba em uma grande paixão (...Camões não morreu…). Lopez é o melhor em cena."
Nota do Portuga


(A PRESEPADA)  "Boas surpresas. A Globo acertou ao exibir o especial A Presepada, produzido pela Globo Nordeste. A história, simples e divertida, trouxe novos rostos à rede nacional. É sempre importante mostrar que há boas produções sendo feitas fora do eixo Rio-São Paulo." André Santana - Observatório da Televisão.


"📺 Pra quem gostou de #OAutoDaCompadecida vale a pena conferir o especial A PRESEPADA, que foi exibido em Dezembro na Globo e agora está disponível no Globo Play. No elenco tem o muito talentoso Tay Lopez. Tem tb Paulo De Pontes (do grupo “Os Fofos Encenam”)."

"🎬 📺 🎭 Ator pernambucano que muito admiro é Tay Lopez, que pertence àquela estirpe de grandes intérpretes nordestinos como José Dumont, Everaldo Pontes, João Miguel, Wagner Moura, Jesuita Barbosa e Irandhir Santos. Brilhou na série “A Pedra do Reino” (ao lado da minha linda Mayana Neiva) e também fez bonito em filmes como “Última Parada 174” e “A Hora E A Vez De Augusto Matraga”. Dá p conferir o excelente trabalho dele no especial “A Presepada”, disponível no Globo Play, assim como o episódio 1 da nova temporada de “Carcereiros”.
Um ator cujo talento merece ser prestigiado."

(A MUSA IMPASSÍVEL) “O ótimo ator Tay Lopez poderá ser visto na telinha da TV Cultura, protagonizando o telefilme A Musa Impassível. Ao seu lado, estará Simone Spoladore.” JC

"Dono de uma simpatia e ingenuidade cativantes, e entregue com muita honestidade por Tay Lopez" Michel Euclides


(ÚLTIMA PARADA 174) “Novos e promissores nomes como CRIS VIANNA (adequadamente tocante como a mãe), MICHEL GOMES (em furiosa e assombrosa atuação, como o sequestrador), GABRIELA LUIZ (a prostituta) e TAY LOPEZ (uma das gratas surpresas, no papel do pastor evangélico). André Ramiro (Tropa de Elite) interpreta um policial do BOPE.” 
Paulo neto – Drops Magazine 

"My favorite scene in LAST STOP 174 has Sandro(Michel Gomes) rob a minister(Tay Lopez)” Vj Morton – Toronto, Canadá 

“O elenco investe em nomes desconhecidos, todos excelentes, entre eles o pernambucano Tay Lopez, como um pastor da Assembléia de Deus.” 
Kleber Mendonça Filho – Jornal do Commercio 

“Alguns elementos enriquecem a história (fique atento à simbologia do copo que se quebra), como a vida da mãe de Sandro e o seu relacionamento com o pastor Jaziel (uma fina crítica à evangelização) Wikerson Landim – Portal de Cinema 

“A boa história é trabalhada adequadamente pelo sempre competente Bráulio Mantovani e encontra nas atuações seu ponto forte. Tanto os dois meninos, como a mãe e o pastor estão excelentes nos papéis.” Cecilia Barroso - Cenas de Cinema 


(NA SOLIDÃO DOS CAMPOS DE ALGODÃO) "Tay Lopez é a grande surpresa do ano no campo da interpretação em Pernambuco. Eu tinha assistido seus trabalhos antes dele sair de Recife. E vejo o quanto esse processo de amadurecimento interpretativo está presente na cena. Tay pega a palavra de Koltès e traduz em estados enérgicos que pegam o espectador e o desestabilizam."
Por Wellington Júnior

(RITUAL ÍNTIMO) “(...) Baseado na obra de contos Troços e Destroços, o espetáculo acerta em tudo. Os nove contos estão embaralhados e surgem de todas as maneiras: gravados em áudio, lidos ao vivo ou vividos pelos quatro bons atores” 
Por Paulo Ricardo 



(OS POSSESSOS) “A representação é acelerada como se o comandante, ao exigir tanto dos comandados, tenha concedido algo à pressa da juventude. O elenco é sólido e coeso. São bons profissionais.” 
Jefferson Del Rios – O Estado de São Paulo 



(A PEDRA DO REINO) “Mas a cena mais forte, para mim, na Pedra, é o confronto do outro irmão Arésio (Luiz Carlos Vasconcelos), com o guerrilheiro (Tay Lopez), que quer capitalizar o ódio dele para a luta pela libertação dos oprimidos, mas Arésio está mais centrado na sua luta pelo poder, pela herança. Aquilo é uma tragédia. Não creio que exista outra cena forte como aquela na TV, nem no cinema brasileiro atual” 
Luiz Fernando Carvalho em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo. 

“Il cast è costituito in maggioranza da attori nativi del Nordeste e, tra gli altri, citiamo: Irandhir Santos (il protagonista Quaderna), Cacá Carvalho, Luiz Carlos Vasconcelos e Tay Lopez. 
Giovanni Ottone 



(PULANDO MUROS)“Ora irônica, ora dramática–a trama é sempre provocativa, questiona a paranóia dos tempos modernos, geradora de condomínios fechados, carros blindados, barreiras... Destaque para a cena do Anjo.” 
Veja São Paulo – Recomenda - Bárbara Jam. 

"O pernambucano Tay Lopez é destaque no mais novo espetáculo do grupo paulista XPTO, Pulando Muros."JC 


(LA CHUNGA) “... Tipo bem desenhado por Tay Lopez” 
Jefferson Del Rios. REVISTA BRAVO 



(A TEMPESTADE) “Destaca-se o ator Tay Lopez, além do carisma de Sérgio Mamberti”. 
Mariângela Alves de Lima. ESTADÃO – SP 


(OS DIREITOS DA CRIANÇA) “...Ótimo desempenho do ator Tay Lopez...” 
Michel Fernandes. APLAUSO BRASIL 

 “Tay Lopez e Gabriela Duarte apresentam Musical Infantil e arrasam”. 
Não Perca! UOL 

"O ator pernambucano Tay Lopez, há cinco anos radicado em São Paulo, faz o maior sucesso no musical infantil Os Direitos da Criança, que encena ao lado de Gabriela Duarte, no Teatro Tuca. Trata-se de um belo espetáculo, baseado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, cuja produção custou R$ 1 milhão e tem supervisão de texto de Ana Maria Machado, da Academia Brasileira de Letras." Jornal do Commercio 



(O PEQUENINO GRÃODE AREIA) “Vale ressaltar a atuação do ator Tay Lopez como o grão Sonhador” 
Tatiana Meira. DIÁRIO DE PERNAMBUCO. 



(O MENINO MALUQUINHO) “destaque para o ator Tay Lopez, o adolescente na segunda fase...”. 
João Luis Vieira. Jornal do Commércio. 



(UTOPIA–TERRA DE DRAGÕES) “Uma produção impecável, com atores seguros, entre eles Tay Lopez. 

Joana Aquino. Jornal do Commércio.

A MUSA IMPASSÍVEL
Edivaldo
                                                         


A PEDRA DO REINO
Adalberto Coura


A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Capataz Major Consilva


 ÚLTIMA PARADA 174
Pastor Jaziel

A PRESEPADA
Hiltinho de Jesus



2019




2017

2015

 





2007



CONTATO: taylopez@gmail.com